Exame COSMIC

cosmic3

Inscrições encerradas.

Click here for English

Data: Sábado, 28 de setembro de 2013

Horário: 13:00 às 14:30

Último Dia para Inscrição: Terça-feira, 10/09/2013

Idiomas: Português ou inglês

Vagas: 25 por turma (total 50)

Local: Hotel Windsor Plaza Copacabana – Avenida Princesa Isabel, 263 – Copacabana
Phone: (21) 2195-5500, Fax: (21) 2543-8071

Proctor: Dr. Alain Abran

Preço: R$ 400,00

Material: O exame é baseado no COSMIC Method v3.0.1 Measurement Manual (disponível em português).

No entanto, é útil conhecer também os principais manuais COSMIC:

COSMIC Method v3.0 Method Overview (disponível em português)

COSMIC Method v3.0 Bus App Guideline v1.1

COSMIC Method v3.0.1 Documentation Overview (disponível em português)

COSMIC Method v3.0 Advanced & Related Topics

Os manuais podem ser baixados gratuitamente de

http://www.cosmicon.com/dl_manager.asp

Incluídos: Café e água

Não incluídos: Coffee-break, almoço

Detalhes: http://www.cosmicon.com/certificationFAQV3.asp e páginas relacionadas.

Visão Geral do Método COSMIC para Medição do Tamanho Funcional

O método COSMIC define os princípios, regras e um processo para medir o tamanho funcional padrão de um pedaço de software. O ‘tamanho funcional’ é uma medida da quantidade de funcionalidade provida pelo software, completamente independente de considerações técnicas ou de qualidade.

Aplicabilidade do Método

O método COSMIC pode ser utilizado para dimensionar softwares tais como: aplicações de negócio; software ‘real time’; softwares de infraestrutura, tais como sistemas operacionais; e hibridos desses tipos. As características comuns de todos esses tipos de software é que os mesmos são dominados por funções que alimentam dados, armazenam e recuperam dados, e dão saída a dados. O método não foi projetado para ser aplicável ao dimensionamento de software dominado por funções que manipulam dados, como acontece em software típico de natureza científica ou de engenharia.

Os princípios para a medição funcional de um pedaço de software com COSMIC

O método COSMIC mede o tamanho conforme percebido pelos ‘usuários funcionais’ do pedaço de software a ser medido, isto é, os originadores e/ou destinatários pretendidos para os dados que devem entrar ou sair do software.

O método utiliza um modelo de software conhecido como ‘Modelo Genérico de Software COSMIC’, o qual se baseia em princípios fundamentais da engenharia de software.

Há quatro tipos de subprocessos de movimentação de dados. Uma ‘Entry’ movimenta um grupo de dados para dentro do software a partir de um usuário funcional, assim como uma ‘Exit’ movimenta um grupo de dados para fora do software. Os ‘Reads’ e ‘Writes’ movimentam um grupo de dados de e para o armazenamento persistente, respectivamente.

Cancelamentos

No caso de cancelamento do evento por iniciativa do participante, ou por motivo fora de nosso controle (por exemplo, impedimento por parte do proctor) os organizadores do evento realizarão a devolução integral de quaisquer valores pagos, não cabendo qualquer outra compensação neste caso. A inscrição nos eventos implica necessariamente na aceitação destas condições.

Anúncios